Demanda de atendimento domiciliar está em crescente no Brasil

No entanto, nem sempre o paciente consegue esse serviço. Advogada explica como proceder em caso de negativa

Dados do novo Censo da Atenção Domiciliar do Núcleo Nacional de Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (NEAD), realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), referentes aos anos de 2021 e 2022, mostra que o setor tem receita anual de R$ 12,3 bilhões, é responsável por mais de 103 mil postos de trabalho e pelo atendimento de 346 mil pacientes por ano. Em 2020, com o início da pandemia, a busca pela assistência domiciliar aumentou em 35%.

Porém, mesmo antes, o número de empresas de atendimento e internação domiciliar passou de 676, em junho de 2018, para 830 em dezembro de 2019, um aumento de 22,8%. Já em 2022, foram mapeados um total de 1167 estabelecimentos em todo o país. Essa assistência domiciliar, também conhecida como home care, é um serviço que complementa ou substitui as intervenções hospitalares e/ou ambulatoriais. Este modelo se popularizou no Brasil no início da década de 1990 devido, principalmente, ao crescimento tecnológico.

Leia a matéria do portal SEGS, na íntegra, aqui

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