Equipe Multidisciplinar é tema do Fascículo XII do Caderno de Boas NEAD

Já está saindo do forno mais uma edição imperdível da nossa publicação, que é reconhecida como um gabarito de recomendações técnicas para a desospitalização segura!

Este Fascículo XII tem um sabor especial. Afinal, tratará da atuação de quem efetivamente cuida dos pacientes em suas casas e, como tal, abordará o papel da Equipe Multidisciplinar na Atenção Domiciliar: Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

O papel de cada um e suas especificidades serão compartilhados por renomados e qualificados profissionais que, gentilmente, dividirão suas experiências e todo saber acumulado ao longo do tempo com nossos leitores:

  • ENFERMAGEM: Denise Batista dos Santos, graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, com MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde com Ênfase em Clínicas e Hospitais pela Fundação Getúlio Vargas; mestranda em Gestão para a Competitividade, Linha Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas e, atualmente, é Coordenadora de Navegação Clínica e Atenção Domiciliar na Seguros Unimed.
  • FISIOTERAPIA: Kátia Vanessa Cantarini, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Reabilitação Cardíaca pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, especialista em Fisioterapia aplicada em Pneumologia pela Escola Paulista de Medicina de São Paulo e MBA em Gestão de Saúde pela Faculdade São Camilo. É Supervisora Nacional de Fisioterapia de Home Doctor.
  • FONOAUDIOLOIA: Luiza do Carmo Costa, Fonoaudióloga do Núcleo de Apoio da Educação Permanente do Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro; mestranda em Ciências Fonoaudiológicas pela UFMG; especialista em Motricidade Orofacial pela UFMG e instrutora do Suporte Básico de Vida pela American Heart Association.
  • MEDICINA: Fábio Modesto e Silva, graduado em Medicina e Enfermagem, com especialização em Geriatria pelo Hospital das Clínicas da UFMG; mestrando na Faculdade de Medicina da UFMG, na área de Atenção Domiciliar. Com experiência no Serviço de Atenção Domiciliar (EMAD Paliativo e EMAD Clínica), é professor da Faculdade de Medicina da PUC/MG, coordenador médico do Instituto Paulucci (BH); colaborador do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de MG, na área de Atenção Domiciliar.
  • NUTRIÇÃO: Denise Philomene Joseph Van Aaanholt, Nutricionista clínica; especialista em Terapia Nutricional pela BRASPEN; especialista em Home Care pela Escola de Enfermagem da USP (EEUSP); membro do Grupo de Pesquisa (CNpQ) “Senescência e Senilidade: desafio no cuidar em saúde – EEUSP; participante do Grupo Brasileiro de Nutrição Enteral Domiciliar (CNpQ) da Universidade Federal do Paraná – UFPR – Grupo BHEN; auditora em Terapia nutricional e doutoranda pela EEUSP.
  • PSICOLOGIA: Andréia Elisa Garcia de Oliveira, Psicóloga, especialista em Psicologia na Saúde, mestre e Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas. Desenvolveu pesquisas nas áreas de Oncologia, Luto, Cuidados Paliativos e Atenção Domiciliar. Atuou como docente na Faculdade Anhanguera de Campinas, Universidade Paulista (UNIP) e na PUC-Campinas. Atualmente, dedica-se ao consultório privado na cidade de Campinas-SP. Vera Engler Cury, Psicóloga, mestre em Psicologia Clínica, doutora em Saúde Mental. Coordenadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da PUC-Campinas e titular da faculdade de Psicologia da mesma universidade. É uma das líderes do Grupo de Pesquisa: Atenção Psicológica Clínica em Instituições: prevenção e intervenção e do Laboratório de Pesquisa: Psicologia Clínica Social na PUC-Campinas.
  • SERVIÇO SOCIAL: Daniela Carvalho, Assistente Social; especialista em Intervenção Familiar e Comunitária e em Direito Aplicado aos Serviços de Saúde; MBA em Gestão da Saúde; pós-graduanda em Cuidados Paliativos e mestranda em Serviço Social pela PUCRS. Experiência de 11 anos na Atenção Domiciliar da rede privada.
  • TERAPIA OCUPACIONA: Maria Aparecida Ferreira de Mello, Pesquisadora, Consultora em Inovação, Inclusão, Longevidade e Tecnologia. É professora afiliada da disciplina de Geriatria e Gerontologia da EPM-UNIFESP; vice coordenadora do GT Inovação em Longevidade do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da UNIFESP; CEO da Technocare Mobilidade e Inclusão e CSO da Massiraa.

Acompanhe nossas divulgações, confira o lançamento e faça download gratuito em www.neadsaude.org.br

0 comentários em “Equipe Multidisciplinar é tema do Fascículo XII do Caderno de Boas NEAD”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.