Conferência de consenso em Cuidados Paliativos é tema de trabalho

Dentro do ambiente de uma equipe multiprofissional de Cuidados Paliativos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), um dos mais importantes aspectos a serem considerados a fim de implantar os cuidados e práticas necessárias em benefício do paciente é a comunicação. Justamente por envolver diversos sujeitos, esse tema é de grande relevância não apenas para os paliativistas, mas também para os familiares e cuidadores.

Diante disso, foi apresentado durante o IX Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos, o trabalho “A vivência da família na conferência de consenso em Cuidados Paliativos para idosos em unidade de terapia intensiva: um estudo fenomenológico”, de Ana Lídia Emerick. Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e na modalidade Residência em Saúde do Idoso pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), a fonoaudióloga diz que viu a necessidade de realizar o trabalho em função da abordagem do tema ser menor do que o apropriado no país.

“O que me inspirou foi a escassez de publicações com essa temática (conferência de consenso) e com essa abordagem (qualitativa fenomenológica) aqui no Brasil. Muitos dos trabalhos de referência para esse estudo foram de Portugal”, revela Emerick.

Leia a matéria do portal ANCP, na íntegra, e acesse a publicação, aqui

0 comentários em “Conferência de consenso em Cuidados Paliativos é tema de trabalho”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.