Brasil terá aumento expressivo de casos de demência nos próximos anos e país não está preparado para lidar com a doença

Dados de pesquisas científicas apontam que número de casos da doença deve triplicar até 2050 e profissionais da área observam que país ainda não está em condições de atender o aumento exponencial

Até 2050, o número de brasileiros vivendo com demência deve aumentar 206%, segundo a pesquisa da Global Burden of Disease publicada no Lancet Public Health. Com isso, a quantidade de pessoas com a doença no país deve saltar de 1,8 milhões para 5,6 milhões. Já em todo mundo a estimativa é de que o número passe de 50 milhões para 150 milhões no mesmo período, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Com a quantidade de pessoas com a condição triplicando em trinta anos, a demência deverá impactar significativamente o sistema de saúde brasileiro, que não está preparado para lidar com essa ampliação do números de casos, de acordo com especialistas ouvidos pelo site da Jovem Pan.

Médica especialista em Clínica Médica e Geriatria pela Universidade de São Paulo, Claudia Suemoto é uma das profissionais que observa que, enquanto sociedade, o Brasil não está equipado para atender o aumento exponencial da doença e acredita que possa ocorrer uma epidemia.

Leia a matéria do portal JOVEM PAN, na íntegra, aqui

0 comentários em “Brasil terá aumento expressivo de casos de demência nos próximos anos e país não está preparado para lidar com a doença”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.