Saúde mental precisa virar prioridade também no ambiente profissional

Levantamento da OMS estima que são perdidos cerca de 12 bilhões de dias de trabalho a cada ano devido à depressão e à ansiedade

A pandemia de covid-19 fez com que a saúde mental ocupasse um espaço privilegiado no quadro de preocupações de todos. Não por acaso: segundo o Relatório Global de Saúde Mental da OMS (Organização Mundial da Saúde) publicado em junho, no primeiro ano da pandemia houve um aumento de mais de 25% nos casos de transtornos mentais como depressão e ansiedade. Isso, sobre uma base de quase 1 bilhão de pessoas que já viviam com tais condições antes de a covid-19 se tornar uma ameaça global. 

Em setembro do ano passado, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) se juntou à OMS no apelo por medidas para combater transtornos de saúde mental no ambiente profissional. Um levantamento das duas organizações estima que são perdidos cerca de 12 bilhões de dias de trabalho a cada ano devido à depressão e à ansiedade, com um custo próximo de US$ 1 trilhão — mais da metade do PIB brasileiro, estimado em US$ 1,6 trilhão em 2021, segundo o Banco Mundial. 

Leia a matéria do portal EXAME, na íntegra, aqui

0 comentários em “Saúde mental precisa virar prioridade também no ambiente profissional”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.