Quais as estratégias para atuarmos preventivamente diante do envelhecimento populacional e buscarmos a sustentabilidade dos sistemas de saúde?

A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua divulgada em setembro deste ano pelo IBGE, apresentou dados populacionais interessantes para uma reflexão sob a ótica dos sistemas público e privado de saúde.

A população brasileira atingiu 212,7 milhões de indivíduos em 2021 e representou um crescimento de 7,6% em relação a 2012. Neste período, o segmento de pessoas com 60 anos ou mais apresentou uma elevação de 11,3% para 14,7% da população total. Em termos absolutos, este segmento etário passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões de pessoas, com um crescimento de 39,8%. Neste período, a população de 0 a 29 anos decresceu de 49,9% para 43,9% e a faixa etária de 30 a 59 anos cresceu de 38,8% para 41,4%. Verificamos no Brasil, um fenômeno que ocorre em muitos países, redução da taxa de natalidade associado ao aumento da expectativa de vida da população, que resulta no processo de envelhecimento populacional.

Leia a matéria do portal Saúde Business, na íntegra, aqui

0 comentários em “Quais as estratégias para atuarmos preventivamente diante do envelhecimento populacional e buscarmos a sustentabilidade dos sistemas de saúde?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.