Foco em qualidade de vida e no ato de alimentar como forma de cuidado: o trabalho dos nutricionistas em Cuidados Paliativos

A rotina de um paciente em Cuidados Paliativos pode ser muito mais agitada do que muitos podem imaginar. Isso porque ele é constantemente checado e atendido por uma equipe multiprofissional, sempre disposta a oferecer a ele, seus cuidadores e familiares, a máxima atenção em todas as áreas que podem lhe proporcionar mais qualidade de vida. É nesse contexto que entram os profissionais de nutrição, que auxiliam o paciente e todos ao seu redor a adaptar e oferecer o que há de melhor para cada indivíduo, respeitando a singularidade de cada caso e cada pessoa.

A CADA CASO, UM CASO E UM CUIDADO ESPECIAL

Os nutricionistas não trabalham apenas com as informações sobre a doença do paciente em si, mas essencialmente, com todas as particularidades que fazem daquela pessoa um ser único. Alessandra Rischiteli, membro do Comitê de Nutrição da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), enfatiza que a abordagem da equipe precisa considerar todos os detalhes em sua atividade. “A abordagem do nutricionista inclui a avaliação e o diagnóstico nutricional do paciente, o aconselhamento dietético com planejamento alimentar, respeitando valores, crenças e hábitos pessoais, o suporte nutricional, a educação de cuidadores”.

Leia a matéria da ANCP, na íntegra, aqui

0 comentários em “Foco em qualidade de vida e no ato de alimentar como forma de cuidado: o trabalho dos nutricionistas em Cuidados Paliativos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.