1 em cada 10 pacientes sofre dano hospitalar e 70% desses eventos não são comunicados

Pesquisas apontam que apenas 30% dos eventos adversos são revelados aos pacientes, embora estes tenham direito à informação transparente sobre seu estado e tratamentos de saúde

Estima-se que 1 (um) em cada 10 (dez) pacientes sofra algum dano ao receber cuidados hospitalares. O que representa, a cada ano, 134 milhões de eventos adversos em hospitais de países de baixa e média renda devido a cuidados em saúde inseguros, resultando em 2,6 milhões de mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Com o predomínio persistente de elevado número de incidentes no cuidado de saúde com danos para os pacientes, os profissionais de saúde relutam em falar abertamente sobre o assunto e compartilhar informações relevantes com os pacientes. Portanto, é de extrema relevância e urgência tratar do disclosure”, explica Aline Albuquerque, professora, pesquisadora e coordenadora do grupo temático de trabalho Jurídico da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente – SOBRASP – que traz o tema à tona em seu congresso anual, em setembro (https://www.sobrasp2022.com.br/).

Leia na íntegra a matéria de SAÚDE BUSINESS, aqui

0 comentários em “1 em cada 10 pacientes sofre dano hospitalar e 70% desses eventos não são comunicados”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.