Reajuste dos planos de saúde individuais terá valor recorde em 2022?

Retomada nos procedimentos eletivos, inflação e alta do dólar estão entre os principais fatores. Entenda como é feito o cálculo de reajuste.

A Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) divulgou a sua estimativa para o reajuste dos planos de saúde individuais e familiares em 2022. Com base nos dados referente aos gastos do ano anterior divulgados pela a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a representante das operadoras projeta um aumento de 15,8%. O reajuste oficial deve ser divulgado em maio e a aplicação é feita no aniversário do contrato.

Na imprensa, a notícia foi vista com surpresa e divulgada como um aumento recorde, superior ao reajuste de 2016, 13,57%, o maior da história. Entretanto, é preciso levar em consideração alguns fatores do período para uma melhor análise dos dados. O reajuste estipulado pela ANS é feito com uma base de cálculo que leva em consideração a Variação das Despesas Assistenciais (VDA), o Fator de Ganhos de Eficiência (FGE) e a Variação da Receita por Faixa Etária (VFE), que correspondem a 80% do reajuste, e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ocupa os outros 20%.

Leia na íntegra a matéria do portal FUTURO DA SAÚDE

0 comentários em “Reajuste dos planos de saúde individuais terá valor recorde em 2022?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.