Triagem virtual detecta mais informações dos pacientes, indica estudo

Estudo sugere que a privacidade oferecida em aplicativos pode deixar pacientes mais confortáveis em compartilhar informações pessoais.

Para realizar um diagnóstico preciso, é necessário que os pacientes forneçam informações detalhadas que, por vezes, podem ser omitidas pelos pacientes por vergonha ou receio. Nesse contexto, um estudo com pacientes de Atenção Primária de Saúde (APS) indicou que, comparando triagem feita por humanos, a triagem digital tem duas vezes mais chances de detectar sinais de depressão, casos de violência doméstica e risco de queda.

O levantamento foi feito na Escola de Medicina Wake Forest, nos Estados Unidos, e publicado no JAMA Network Open. A análise contou com 23.026 pacientes maiores de 18 anos e investigou a triagem feita através do aplicativo mPath, criado por pesquisadores da instituição para ser utilizado em tablets. No app, foram incluídas perguntas de triagem para depressão, risco de queda e violência por parceiro íntimo. Além disso, seis práticas de atenção primária foram analisadas no uso do aplicativo.

Leia na íntegra

0 comentários em “Triagem virtual detecta mais informações dos pacientes, indica estudo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.