Especialista Recomenda Orientação em Direito Médico para enfrentar Aumento de Judicializações na saúde
Dados do CNJ mostram que o número de ações judiciais relativas à saúde no Brasil aumentou 130% nos últimos 10 anos. No mesmo período, o número total de processos judiciais cresceu 50% e a pandemia segue acelerando esse processo. Para Osvaldo Simonelli, especialista em direito médico e da saúde, o aumento das judicializações impacta na atuação de operadores do direito médico no Brasil.
A pandemia acelerou o aumento do número de ações judiciais envolvendo questões de saúde no Brasil. É o que revela a pesquisa encomendada pelo Conselho Nacional de Justiça ao Instituto Insper. Os dados mostram que as demandas judiciais envolvem desde questões ligadas a oferta de leitos, remédios e consultas em hospitais até erros médicos mais complexos. Maior judicialização, mais trabalho para advogados no Brasil. Estudo da OAB, mostrou que há um advogado para cada 190 habitantes no país.
0 comentários em “Especialista Recomenda Orientação em Direito Médico para enfrentar Aumento de Judicializações na saúde”