Pandemia evidencia papel fundamental da Saúde Suplementar

Em período de pandemia, ficou evidente o papel fundamental da saúde suplementar ao possibilitar tratamento adequado para milhões de pessoas quando elas precisam. São 47 milhões de beneficiários com cuidados garantidos ao mesmo tempo em que se desafoga o sistema público. As operadoras de seguro de saúde, inclusive, agiram eticamente, no sentido de cumprir bem uma função muito importante para a sociedade em momentos de risco.

“Atua eticamente quem cumpre o seu papel em relação à totalidade. Quem contribui para o funcionamento harmônico de um grande grupo. Quem age em busca do bem-estar da coletividade. A saúde suplementar tem um papel ético na sociedade, que se destacou em tempos de covid-19”, afirmou a diretora-executiva da FenaSaúde, Vera Valente, no webinar “Ética e integridade como ferramentas de acesso à saúde: o papel da saúde suplementar durante a pós-covid-19”, promovido pelo Instituto Ética Saúde (IES).

O esforço de combate à covid no Brasil se deu como uma parceria entre setor público e privado, salientou Vera: “O SUS tem feito brilhantemente sua parte no combate à covid. Mas essa eficiência do setor público foi possível também por conta do papel dos planos de saúde que atenderam seus beneficiários. Esforço comum em nome de uma coletividade”.

Atenta à questão da integridade, a FenaSaúde, inclusive, possui uma Comissão de Ética com objetivo de troca de experiências sobre como evitar desperdícios, considerando não só a falta de eficiência mas também as fraudes.

“Desperdícios são de fato uma questão ética que importa a todos: um estudo recente, feito pela plataforma de gestão de saúde DRG Brasil, com 1,8 milhão de diárias hospitalares de mais de 500 mil pacientes, mostrou, por exemplo, que quase 38% das internações poderiam ter sido evitadas. Um número impressionante”, afirmou a dirigente da FenaSaúde.

Leia na íntegra

Compartilhe:Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

0 comentários em “Pandemia evidencia papel fundamental da Saúde Suplementar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *