Com o objetivo de responder a esta pergunta e como entidades representativas do setor, NEAD e SINESAD criaram um censo da modalidade, há anos, e têm procurado mantê-lo atualizado. Mais do que isso, o trabalho “caseiro”, de “formiguinha”, iniciado em 2004, foi crescendo juntamente com as entidades, mostrando ao mercado o valor das informações e é o único levantamento oficial do segmento feito até então. Agora, no entanto, de forma muito profissional, abrangente e segura.

Pelo segundo ano consecutivo, o levantamento foi encomendado à FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), ligada à FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) e, após reuniões de planejamento e desenvolvimento iniciadas em maio, já está em fase de lançamento da etapa de coleta de dados.

Visando ampliar os dados da edição 2017/2018 para orientar cada vez mais o desenvolvimento de políticas públicas e planejamentos empresarias, a Diretoria do NEAD, do SINESAD e a Equipe Fipe contaram com a colaboração dos membros do Grupo de Estudos NEAD, que enriqueceram as reuniões e alinharam o questionário com a visão de quem está diariamente na operação das empresas, em contato com os pacientes, com as operadoras etc.

As expectativas são muito positivas quanto aos resultados que o Censo NEAD-Fipe de Atenção Domiciliar 2019/2020 trará para o setor e para o mercado de saúde como um todo.

No próximo dia 16 de outubro, durante o evento jurídico SINESAD-Jus, em São Paulo, coordenadores da Fipe apresentarão o novo projeto aos associados, abrindo oficialmente os trabalhos da nova edição e de coleta de dados.

Reiteramos o convite a todas as empresas – associadas e não associadas – para participar desse importante trabalho e ajudar a escrever a história da Atenção Domiciliar no Brasil.

Envie nome e e-mail dos responsáveis pelas respostas em sua empresa para comunicacao@neadsaude.org.br