O crescimento da Atenção Domiciliar no Brasil não parece ser novidade para ninguém, seja para os que atuam na área de Saúde ou para a sociedade em geral. No entanto, qual é o tamanho desse setor? Qual seu impacto na economia e no mercado de trabalho? Qual é sua importância para a sustentabilidade do sistema de saúde?

As respostas a estas perguntas são fundamentais para a construção de políticas públicas e planejamentos empresariais, uma vez que a continuidade dessa curva ascendente parece óbvia, considerando a mudança no perfil populacional, ou seja, o aumento de idosos e das doenças crônicas e degenerativas.

O único levantamento oficial do segmento feito até então é o Censo NEAD que, por isso, ganha cada vez mais importância para o mercado como um todo e não apenas para a cadeia da Atenção Domiciliar. A última edição (2017-2018), por exemplo, mostrou que o número de empresas saltou de 18, em junho de 2012, para 676 em junho de 2018. Além disso, revelou que, na hipótese de extinção do setor, seriam necessários mais de 16 mil leitos por ano para que a rede hospitalar absorvesse a demanda de pacientes, o que equivale ao total de leitos do Estado de Santa Catarina.

O Censo realizado em parceria com a Fipe no ano passado foi um grande sucesso! Mas deixou um gosto de ‘quero mais’”, responde Ari Bolonhezi, presidente do SINESAD e diretor do NEAD, quando questionado sobre a nova edição que, mais uma vez, está sob sua coordenação.

As reuniões de planejamento e desenvolvimento do Censo 2019-2020 já começaram e, novamente, as duas entidades encomendaram o levantamento à FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), ligada à FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), para garantir a continuidade da abordagem profissional, abrangente e segura.

Segundo o coordenador, a nova edição trará novidades e boa prestação de serviço. Para tanto, todas as empresas – associadas e não associadas – estão mais uma vez convidadas a participar desse importante trabalho e, assim, ajudar a escrever a história da Atenção Domiciliar no Brasil.
Aguardem mais informações e garanta a participação de sua empresa no Censo 2019-2020, enviando já o nome e e-mail dos responsáveis para comunicacao@neadsaude.org.br.