II Summit NEAD reúne público qualificado em São Paulo para tratar de AD

Luís Cláudio Marrochi, presidente do NEAD

O evento do último dia 29 de novembro fechou com chave de ouro o calendário de atividades 2018 e confirmou a curva ascendente do Projeto Parceria Educacional NEAD. Mais uma vez, o objetivo de reunir todos os players da cadeia de Atenção Domiciliar à Saúde – hospitais, operadoras de saúde, empresas de Atenção Domiciliar, fornecedores, parceiros e estudantes – foi alcançado.

O Teatro Shopping Frei Caneca recebeu mais de 400 pessoas, de vários estados brasileiros, no II Summit NEAD – Indicadores e Protocolos na Atenção Domiciliar, um crescimento de 14% em relação ao público do ano passado. Além disso, a participação de CEOs e gestores neste 4º Evento de Educação Continuada foi a maior de todas as edições!

Na abertura, o presidente Luís Cláudio Marrochi falou sobre as conquistas dos últimos anos, agradeceu o empenho do Grupo de Estudos e salientou que o NEAD atingiu um outro patamar, focando as discussões em torno do que realmente interessa na assistência e, com isso, até mesmo os órgãos reguladores estão olhando a entidade de forma diferente.

Ana Paula Cavalcante, Martha Oliveira, Leonardo Salgado, Sheila Siao e Daniel Albuquerque.

Antes de iniciar nossa programação, gostaria de dividir em primeira mão com vocês um convite que recebemos. Na semana passada, estive fazendo uma apresentação em Bogotá e o NEAD foi convidado para ser a pedra fundamental na fundação da Associação Colombiana de Atenção Domiciliar, o que nos deixa muito orgulhosos do trabalho desenvolvido”, completou o presidente.

Fernanda Christofaro, Ari Bolonhezi, Cristina Berleze, Maurício Maruyama, Denise van Aanholt e Rodrigo Romanini

Cinco especialistas abrilhantaram a programação no período da manhã, que foi composta por uma mesa-redonda coordenada por Leonardo Salgado, nosso vice-presidente, e uma conferência. “A Importância dos Indicadores na Atenção Domiciliar” foi abordada por diversos ângulos: da operadora de saúde por Daniel Albuquerque, da Central Nacional Unimed; da empresa de Atenção Domiciliar por Sheila Siao Lopes, da Captamed; da Anahp, através da apresentação de Martha Regina de Oliveira e, da agência reguladora, por Ana Paula Silva Cavalcante, da ANS.

Paloma Lemos, da Mölnlycke

Após o coffee-break, o CEO do IQG, Rubens Covello, falou sobre “Modelos de Certificação na Atenção Domiciliar”, tema relativamente novo para o setor, que despertou grande interesse da plateia e ganhou muitos elogios nas avaliações.

À tarde foi dedicada aos protocolos, quando mais sete especialistas compartilharam conhecimentos e experiências com os participantes. A mesa-redonda “A Importância dos Protocolos Clínicos na Atenção Domiciliar” foi coordenada pelo diretor do NEAD e presidente do SINESAD, Ari Bolonhezi, e contou com as apresentações de Maria Cristina Berleze, da Hospitalar ATS; Rodrigo Romanini, da Lar e Saúde; Maurício Maruyama, do Grupo Cene; Denise van Aanholt, da BRASPEN e da fisioterapeuta Fernanda Christofaro, da ABRASFID.

Fabiana Macedo, da Assiste Vida

Fechando a programação científica, a enfermeira Paula Lemos, da Mölnlycke, falou sobre protocolo de prevenção de lesão por pressão e Fabiana Macedo, enfermeira e supervisora da Assiste Vida, apresentou o case Menos Dias com Ferida.

As novidades preparadas pelo NEAD para esta edição 2018 foram o lançamento de duas publicações, sorteio de presentes entre os participantes e o anúncio da data do III Summit: 26 de novembro de 2019.

O NEAD reitera os agradecimentos a todos que participaram e garantiram o sucesso de mais um evento, assim como àqueles que responderam a avaliação. Também compartilha os ótimos resultados com os especialistas que, gentilmente, aceitaram nosso convite e enriqueceram a programação e, ainda, com os parceiros educacionais desta edição: Fresenius Kabi, Mölnlycke e VitalAire (ouro);  Sanofi e Smith & Nephew (prata); Coloplast, Expressa Group, IQG e Nestlé (bronze).

Vale informar que as apresentações autorizadas por seus autores estarão disponíveis no Ensino à Distância NEAD (EAD), no final do mês de janeiro.

Para conferir a Galeria de Fotos do evento (Foto Cardia), clique aqui