NEAD leva Atenção Domiciliar para grandes eventos de Saúde

Difundir o conceito da assistência domiciliar, contribuindo para o fortalecimento do setor, desenvolvendo ações e instrumentos que estabeleçam padrões e critérios mínimos de qualidade, considerando as necessidades de todos os envolvidos no processo: pacientes, prestadores de serviços, operadoras de saúde e profissionais da saúde.

É sempre bom reiterar a missão para qual o NEAD foi fundado e pela qual não tem poupado esforços nestes 15 anos de história, através de todos que passaram pela diretoria e Grupo de Estudos. Afinal, o tempo todo, novos estudantes, profissionais e empresas descobrem nossa associação e nosso trabalho.

Muitas são as conquistas ao longo do tempo, mas constatar que a Atenção Domiciliar tem sido reconhecida como fundamental para a sustentabilidade do setor Saúde cada dia por mais e mais pessoas, por mais e mais segmentos da sociedade, assim como observar a expansão da credibilidade de nossa entidade, nos enche de orgulho e traz a sensação de que trilhamos o caminho certo.

No primeiro semestre deste ano, cabe destacar, a modalidade conquistou um espaço diferenciado na maior feira das Américas e essa participação foi abordada em nossa última newsletter.

No mês de julho, pela primeira vez, a Atenção Domiciliar entrou na programação da 12ª Convenção Brasileira de Hospitais realizada em Goiânia. O evento, promovido pela Federação Brasileira de Hospitais, contou com a palestra “Atenção Domiciliar: Ferramenta de Apoio à Desospitalização Segura”, que foi proferida por Luís Cláudio Marrochi, presidente do NEAD.

2º Meeting ABRASFID

Em agosto, em resposta aos convites da ABRASFID – Associação Brasileira das Empresas de Fisioterapia Domiciliar e da BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo, o NEAD participou da grade de palestras de outros dois importantes eventos, sendo representado também pelo presidente.

No dia 22, no 2º Meeting ABRASFID com o tema Planejamento Terapêutico na Atenção Domiciliar, que aconteceu em São Paulo, Marrochi abordou a “Expectativa do Médico sobre a Atuação da Fisioterapia Domiciliar”.

Já no dia 29, durante o II Fórum de Desospitalização: a importância da previsibilidade e planejamento para alta, que ocorreu no auditório da BP Mirante, a palestra foi sobre “Instrumentos que norteiam a desospitalização segura”, quando o presidente abordou o Novo Escore NEAD para uma plateia formada por médicos, residentes, equipe multidisciplinar e estudantes. Segundo Luís Cláudio Marrochi, o evento de teor técnico atualizado foi excelente, focado nas boas práticas para a transição de cuidados. “Ver o Escore NEAD norteando a desospitalização coordenada e segura entre todos os profissionais, instituições e pacientes, é motivo de grande satisfação”, avaliou.

Fórum de Desospitalização BP

Quem nos acompanha pelas redes sociais – Facebook, Instagram e Linkedin – conferiu essas participações, mas muitos não estão por lá e esperam as notícias da associação em seus e-mails, através da nossa News e, por isso, fizemos aqui um breve resumo do trimestre.

Aproveitamos para destacar as próximas participações do NEAD:

• XIV SIBRAD | 4 a 6 de outubro | São Paulo – http://apps.einstein.br/sibrad/inscricoes.html No dia 6, às 11h30, “Contribuições dos Sistemas de Informação para construção de indicadores em Atenção Domiciliar” e, às 16h, “Redimensionamento do Mercado de Atenção Domiciliar no Brasil – Censo NEAD-FIPE 2018”, com Luís Cláudio Marrochi, presidente.

• ENCONSAD | 31/10 e 01/11 | Recife – http://www.enconsad.com.br/
No dia 1º, às 11h, “A sintonia necessária para o sucesso da transição e continuidade de cuidados”, com o presidente do SINESAD e diretor do NEAD, Ari Bolonhezi; às 12h, “Critério de Elegibilidade, Comunicação e Plano de Atenção”, com o vice-presidente Leonardo Salgado e, às 16h, com o presidente Luís Marrochi, “Judicialização e suas implicações na oferta de Atenção Domiciliar”.