ARI BOLONHEZI – GESTÕES 2003-2005 E 2005-2007

Como um dos fundadores do Nead e também tendo sido o primeiro presidente, como analisa a trajetória da entidade nestes dez anos?

Dr. Ari BolonheziCom suas sucessivas diretorias, o Nead vem cumprindo seu papel de agregar e defender a Atenção Domiciliar e tem sido importante não só como representante das empresas, mas também como formador de opinião. Nestes dez anos, a instituição foi chamada a participar de inúmeros eventos, nos quais teve a oportunidade de esclarecer, informar e debater sobre a modalidade, inclusive em eventos internacionais, como o realizado na Argentina. Além disso, outros tantos foram organizados e patrocinados pelo Nead, sempre prestigiados pelas operadoras de saúde e pelos profissionais da área. Contudo, o trabalho não para e novas abordagens e temas devem permear o futuro da entidade.

Na verdade, você esteve na presidência por dois mandatos consecutivos, de 2003 a 2005 e de 2005 a 2007. Durante suas gestões, o que considera como as maiores conquistas e também como os maiores desafios?

Dr. Ari Acredito que uma das conquistas primordiais foi estabelecer um local onde os dirigentes de empresas prestadoras do serviço pudessem se conhecer, debater os assuntos de interesse e estreitar relacionamentos, aprendendo a exercer uma concorrência saudável e ética, o que ajudou no amadurecimento do setor. Agregar concorrentes em uma mesma mesa para construir regras, sistemática de trabalho, padrões de qualidade etc. foi um dos maiores desafios. Garantir o apoio e a participação de todos é outro. Inovar na gestão, desenvolver conteúdo técnico, legal, administrativo e científico faz parte do presente e do futuro da entidade.

Agora, como um profissional do setor de Atenção Domiciliar, como vê o crescimento da modalidade no Brasil e o que acredita que deva ser a principal ou as principais prioridades do Nead, como entidade representativa?

Dr. Ari O sistema de saúde brasileiro vem sofrendo aumento de demanda continuado e exponencial por serviços, leitos, tratamentos etc. Ao mesmo tempo, os números de leitos hospitalares, de ambulatórios e de centros de diagnóstico, além de não crescerem na mesma proporção, são constituídos por estruturas muito onerosas, demandando tempo para sua implementação. A AD surge como resposta rápida e de qualidade para desafogar essa demanda, sendo uma opção importante, ágil e mais barata, para auxiliar na solução dessa equação. O futuro da atenção domiciliar é brilhante!