CIAD REUNIU HISTÓRIAS DO CUIDADO EM DOMICÍLIO


Dr. Aristides Vitorino Oliveira Neto, Coordenador
de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde,
no lançamento.


Os profissionais das diferentes áreas da saúde de todo país foram convidados para contar sua história, durante o Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar – CIAD 2012, que ocorreu entre
os dias 9 e 11 de novembro, em São Paulo.

Realizado há 11 anos pelo Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (NADI) e pela Fundação Faculdade de Medicina, o evento teve como tema “Atenção Domiciliar: Contando Histórias – Mitos, Lendas e Fatos
do Cuidado em Domicílio
”.

Além do apoio institucional, o Nead participou do Curso Pré-Congresso VI sobre Atenção Domiciliar, que aconteceu no primeiro dia, das 14 às 18 horas. O presidente André Minchillo foi o coordenador do tema “Rumos da Atenção Domiciliar: da visita à internação”, quando foram ministradas três palestras.

Mariana Dias Borges, da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, trouxe a visão do SUS sobre os desafios da implantação de Programas de Atenção Integral. O representante da CASSI, David Salviano Albuquerque Neto, abordou as expectativas do setor privado e, por fim, o presidente do Nead falou sobre os critérios, indicação e tempo de permanência na internação domiciliar.

À noite, após a conferência de abertura, o Coordenador Geral de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde, Dr. Aristides Vitorino Oliveira Neto, lançou oficialmente o primeiro volume do Caderno de Atenção Domiciliar e a Comissão Organizadora do CIAD também fez o lançamento do livro Atenção Domiciliar: Contando Histórias.

Este é um momento muito importante para mim, para toda equipe do Ministério e para muitos parceiros que nos ajudaram a construir este caderno: serviços de atenção domiciliar espalhados pelo país, universidades e hospitais. Nosso grande desafio foi fazer um trabalho de forma coletiva, que não fosse uma publicação burocrática e que fizesse sentido para quem faz atenção domiciliar no cotidiano. Depois de participar do CIAD em 2011, quando lançávamos o programa Melhor em Casa, é com muita emoção e alegria que, agora, em nome do Ministro da Saúde, lanço o Caderno de Atenção Domiciliar”, comemorou o Dr. Aristides, agradecendo de forma especial à Dra. Mariana Borges, também presente, pelo toque de experiência, empenho e energia dado à obra.

Para o presidente do Nead, Andre Minchillo, o lançamento do Caderno de Atenção Domiciliar é um marco importante para a modalidade em nosso país. “Vem assegurar os princípios de qualidade norteados pela soma de experiências exitosas no setor público. A Sobrad, que ainda está em fase de formação, auxiliou nessa grata empreitada, através de seus representantes, Dr. Dácio Damiani e Dr. Gastão Kassab”, avaliou.

Já sobre as perspectivas da publicação lançada pelo CIAD, a análise é do Dr. Wilson Jacob Filho: “o propósito, penso eu, deste compêndio foi convidar os interessados em revelar suas memórias e reuni-las em uma síntese que vencerá o tempo. Com ele, além de podermos conhecer melhor uns aos outros, permitiremos que muitos nos conheçam, através das nossas histórias, por muito mais tempo. Esta é a força do registro. Por isso, é tão importante publicar: para tornar público. Lastimo que muitos acreditem que a importância da publicação decorre de quanto isso enobrece sua importância acadêmica. Embora seja verdade, certamente não é o mais importante. Há que publicar para que tuas ideias, teus ideais e consequentemente as tuas histórias possam ser conhecidas, avaliadas, criticadas e sirvam de referência para as próximas histórias que irão se constituir”.