Sucesso é a marca de mais uma iniciativa conjunta: o Manual de Atenção Domiciliar

O primeiro ano de atividades da parceria firmada entre NEAD e Anahp (Associação Nacional dos Hospitais Privados) terminou com chave de ouro. No final de novembro, durante um dos principais eventos da associação, o Conahp, foi lançado o Manual de Atenção Domiciliar que, certamente, marcará a história da modalidade no país.


Idealizada pelas duas entidades, a publicação foi produzida de forma conjunta pelo Grupo de Trabalho de Atenção Domiciliar-Home Care da Anahp e pelo Grupo de Estudos e Diretoria do NEAD, com base nas experiências adquiridas por seus integrantes, na legislação e, também, na literatura científica disponível.



Dra. Flávia Camargo e o presidente do NEAD, Dr. Luís Cláudio Marrochi, durante lançamento no Conahp.

O lançamento corou a agenda conjunta de 2017, que contou ainda com o treinamento do Novo Escore NEAD exclusivo para membros da Anahp, em março; com o Workshop de Desospitalização realizado em maio e com o lançamento da proposta de Relatório Médico para Desospitalização, no mês de junho.


O sucesso tem sido a marca das ações promovidas por essa parceria que tem por objetivo abordar assuntos relevantes para o setor, alinhar conhecimentos, estratégias e definições em torno da Atenção Domiciliar à Saúde. No caso do Manual de Atenção Domiciliar, foi imediato e os exemplares impressos da Anahp terminaram no dia do lançamento, mas os interessados podem fazer download da publicação nos sites das duas entidades.


Para saber mais sobre a repercussão do recente lançamento, a newsletter NEAD conversou com a Dra. Flávia do Nascimento Camargo, que é Gerente Médica de Pacientes com Condições Crônicas e Idosos do Hospital Israelita Albert Einstein e Coordenadora do Grupo de Trabalho Home Care da Anahp.


NEAD – Inicialmente, poderia nos contar um pouco sobre o Grupo de Trabalho e a parceria com o NEAD?


Dra. FláviaO Grupo de Trabalho de Atenção Domiciliar-Home Care foi inserido no programa de Inovação e Gestão da Anahp em 2015 e é composto por algumas empresas de Atenção Domiciliar, que são associadas e, também, por alguns hospitais interessados no assunto. Eu, como representante de um dos associados que é o Einstein, assumi a coordenação do grupo há dois anos. Com a parceria da Anahp com o NEAD, que tem grande representatividade no setor, surgiram iniciativas conjuntas. Uma delas, um evento exclusivo para associados Anahp sobre desospitalização e a maior de todas, em minha opinião, a produção do Manual de Atenção Domiciliar


NEAD – Qual o objetivo de vocês com o lançamento dessa publicação?


Dra. FláviaQuando assumi a coordenação do grupo, já existia o desejo de elaborar um manual de Atenção Domiciliar. No entendimento da Anahp – e tenho certeza de que do NEAD também – o propósito foi tratar assuntos relevantes para tentar alinhar conhecimentos, estratégias e definições da modalidade para o público que utiliza esse recurso, inclusive dentro dos hospitais. Nosso propósito era passar conceitos importantes para garantir que as indicações sejam melhor feitas, ou seja, buscando melhorar o conhecimento dos hospitais, dos médicos, de quem faz a interface com as famílias, no momento da transição de cuidados em relação à Atenção Domiciliar. Acredito que conseguimos atingir esse objetivo!


NEAD – E como avalia que tem sido a repercussão do Manual de Atenção Domiciliar Anahp/NEAD?


Dra. FláviaA repercussão está sendo muito boa! Ele foi lançado em um evento muito importante da Anahp, que é o Conahp. Ao final do dia do lançamento, já não tínhamos nenhum manual lá, todas as edições foram distribuídas e, agora, ele está disponível nos sites das entidades. Então, foi muito bem aceito. Sinto que o mercado está muito ávido por informações nesse sentido, como mudança no perfil de saúde da população, envelhecimento, adoecimento, necessidade de cuidados de transição e Atenção Domiciliar é fundamental nesse contexto. Assim, acredito que conseguimos fornecer um conjunto de informações simples, acessíveis e importantes para quem lida com isso no dia a dia. Aqui no Einstein, queremos distribuir para que alguns médicos do corpo clínico tenham maior informação a respeito. Aliás, aqui, nós usamos bastante o Escore NEAD para discutir desospitalização.


NEAD – Então, podemos concluir que as iniciativas conjuntas resultantes dessa parceria têm sido mesmo um diferencial para a Atenção Domiciliar?


Dra. FláviaSim, com certeza. Eu ouvi de um participante de nosso Grupo de Trabalho que ele tem usado o Manual também junto às operadoras, além da ferramenta de avaliação, o Escore NEAD, que já está instituído em quase todas elas. Portanto, juntamente com o Formulário de Desospitalização, que também é conjunto das duas entidades, são ferramentas já bem capilarizadas. Vejo que as operadoras também têm usado tudo isso como fonte de informação, pois facilitam muito a comunicação entre os diversos envolvidos e o Manual como um todo dá mais informações sobre o processo.


Importante destacar que o cronograma de atividades 2018 dos grupos de trabalho Anahp e NEAD já começou e pode trazer mais novidades para o mercado.


Quanto ao Manual de Atenção Domiciliar, o NEAD informa que o exemplar impresso faz parte do Kit Especial que será enviado às empresas que responderem ao Censo NEAD-FIPE 2017/2018. Não perca essa oportunidade de garantir o seu!