Parceria ratifica multidisciplinaridade do setor

A assinatura do Termo de Cooperação entre o NEAD e a ABRASFID fechou com chave de ouro o I Fórum Fisioterapia Domiciliar em Foco, realizado em São Paulo, no dia 16 de março, quando nossa entidade esteve representada pelo presidente Luís Cláudio Marrochi e pelo diretor Ari Bolonhezi.

O evento foi extremamente interessante e importante para que haja credibilidade e empoderamento do fisioterapeuta para discutir o plano terapêutico, o plano mais seguro para o paciente, evitar desperdício, entre outras coisas”, avaliou o presidente do NEAD.

Questionado sobre a nova parceria selada na ocasião, explicou que a Atenção Domiciliar caminha com passos importantes na assistência à saúde e caracteriza-se como uma ferramenta segura e eficaz nesse contexto. Salientou, entretanto, que a atuação é focada na interdisciplinaridade e a reabilitação fisioterapêutica relaciona-se de forma clara e bem definida.

A Associação Brasileira das Empresas de Fisioterapia Domiciliar recupera a essência do que habitualmente entendemos ser justo e necessário nesse relacionamento. Firmamos o Termo de Cooperação entre NEAD e ABRASFID a fim de buscar reforço na atuação conjunta, nas diversas discussões do nosso setor. Buscamos a credibilidade em todos os níveis de Atenção à Saúde e, com a cooperação, as entidades só têm a fortalecer essa credibilidade da assistência. É claro que questões jurídicas e regulatórias serão discutidas, mas o importante é fincar essa bandeira da cooperação e do que é relevante para o paciente, ou seja, segurança técnica e assistencial”, afirmou o Dr. Luís Cláudio.

Além de agradecer ao Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar pela participação no Fórum e pela assinatura do termo, o presidente da ABRASFID, Wendel Santiago, também analisou a nova parceria: “O Termo de Cooperação, no nosso entendimento, é extremamente importante para a Fisioterapia Domiciliar, ou melhor, para a Assistência Domiciliar como um todo e, com certeza, vai trazer ações muito positivas sob o ponto de vista técnico e de valorização de questões relacionadas à Fisioterapia. Aproveito para agradecer o NEAD por estarmos juntos agora, através de ações sólidas, que prometem dar um novo formato para a Atenção Domiciliar, melhorando significativamente a qualificação técnica do nosso prestador de serviços e, também, culminando com a valorização desse profissional”.

Como um dos fundadores do NEAD, a trajetória da Atenção Domiciliar foi citada pelo Dr. Ari, no agradecimento feito à ABRASFID pela oportunidade da parceria. “Fico muito contente de ver o amadurecimento do setor, a busca pelo aprimoramento e pelo crescimento em bases de qualidade, de valorização profissional e na boa prestação de serviços, sem vacilar em relação aos custos desse segmento. Isso demonstra um passo muito importante para as duas associações, no sentido de aprimorar a profissionalização, fazendo a história da Atenção Domiciliar. Fico também muito gratificado por ver aquela sementinha que plantamos há mais de 20 anos começar a tomar forma, crescer e mostrar a todo mercado a necessidade de um trabalho conjunto e de um pensamento em prol da qualidade, da sustentabilidade e da profissionalização”, analisou.