Criada no início dos anos 2000, primeira Tabela NEAD se consolidou nacionalmente em 2006.

Neste primeiro mês pós-lançamento do Novo Escore, NEAD já recebe feedback muito positivo do trabalho realizado, à medida que o mercado recebe, analisa e testa o novo instrumento e, também, se dispõe a dar orientações e sanar dúvidas.

Muito satisfeita com os resultados das iniciativas programadas e executadas no decorrer deste ano, a diretoria encerra agradecendo a todos que, a seu lado, trilharam o caminho em prol da Atenção Domiciliar, compartilhando bons resultados e, em clima de novo escore, prestando uma homenagem àqueles que consolidaram a primeira iniciativa, há mais de dez anos.

Um importante capítulo na história da AD no Brasil

Marta Bussacos, Cristiane Ruiz e Mércia Marçal, em foto divulgada na época do prêmio SIBRAD. Era início dos anos 2000, mais especificamente 2004, quando o então presidente do NEAD, Ari Bolonhezi, convidou a enfermeira Rosana Margarete de Freitas Vieira para iniciar o trabalho do Grupo de Estudos de Enfermagem que, apesar do nome, era multidisciplinar e tinha por objetivo produzir trabalhos, criar padrões mínimos e organizar eventos com as operadoras de saúde.

Convidamos todas as empresas associadas a participar, mas os trabalhos eram efetivamente conduzidos pelas enfermeiras Mércia Marçal, da Staff Builders à época, Marta Bussacos, da Dal Ben, Cristiane Ruiz, da ProCare e por mim, que era gerente da Home Doctor. Queríamos divulgar a Atenção Domiciliar, que não era tão conhecida e ainda suscitava muitas dúvidas”, conta Rosana.

No ano seguinte, as tabelas de avaliação e manutenção de pacientes, desenvolvidas pela Dra. Miriam Alves Moreira, da Home Doctor, foram levadas para o Grupo  de Enfermagem NEAD, que foi treinado, criou um manual de utilização e começou a convidar outras empresas para aplicação em seus pacientes. Segundo a enfermeira Rosana, as tabelas chegaram ao Grupo trazendo na bagagem os resultados das aplicações realizadas durante um ano pela empresa.

Embora tenham sido criadas entre 2000 e 2001, foi somente em 2004 que a Home Doctor iniciou o trabalho de criar rotinas e treinar as pessoas para utilização das tabelas. Com isso, começamos a levantar números e vimos que nos ajudavam muito, tanto na avaliação, na entrada dos casos, como no acompanhamento, quando utilizávamos para desmame, para justificativa de manutenção dos serviços e, ainda, como documento na defesa de liminares. Inicialmente, na primeira versão, a função da tabela era medir as horas de enfermagem que o paciente necessitava para estar em AD e, inclusive, para contraindicar”, lembra, destacando que as tabelas eram oriundas da empresa, mas consolidadas a quatro mãos pelo NEAD.

Enf. Rosana M. Freitas Vieira Depois da aplicação em um número considerável de pacientes por várias empresas, da organização em planilhas e de análises mensais, o Grupo de Enfermagem NEAD transformou os resultados em um trabalho científico que foi premiado no SIBRAD 2006, consolidando assim a Tabela NEAD que, desde então, passou a ser usada por empresas e operadoras, recebendo reconhecimento em todo país.

É possível fazer um trabalho entre empresas, ou seja, elas tinham que compartilhar seus números, suas dificuldades e sucessos, para identificar quais eram as necessidades e onde era possível melhorar. Essa foi um das principais lições do trabalho de quatro anos no Grupo de Enfermagem NEAD. O valor que a primeira tabela trouxe para o mercado foi o de que somos uma modalidade assistencial importante e não a empresa X, Y ou Z e, como tal, temos que nos unir e melhorar o setor”, analisa a enfermeira Rosana Vieira.

Questionada sobre o que achou do Novo Escore, lançado no mês passado em evento que ela prestigiou, responde prontamente: “Eu gostei muito! O grupo manteve a estrutura original, agregando as orientações de uso da ferramenta e tornando-a muito didática, parabéns!”.

A news NEAD também buscou a avaliação do presidente da época e atual diretor, Ari Bolonhezi, que optou por fazer um balanço do ano:

Ao final de 2016, a diretoria do NEAD se sente gratificada pelos resultados alcançados neste ano. Trata-se de um trabalho intenso da atual diretoria, mas que se iniciou com as diretorias anteriores e a dedicação contínua de seus membros, na defesa e no desenvolvimento do setor de AD. O lançamento do Novo Escore coroa este trabalho e se torna ainda mais importante com a assinatura do Termo de Cooperação entre NEAD e Anahp, representados pelo nosso presidente, Dr. Luís Cláudio Marrochi, e pelo diretor executivo da Anahp, Sr. Carlos Figueiredo, acontecimentos importantes e significativos para as entidades, para o setor e para aqueles que trabalham na Atenção Domiciliar. Esses e todos os demais eventos realizados pelo NEAD e retratados em nosso site e fanpage, ao mesmo tempo que nos honram e nos trazem a sensação de dever cumprido, trazem também uma responsabilidade muito grande de continuar avançando e buscando parceiros para manter os compromissos desta instituição. Agradecemos a todos os associados, a todos os nossos parceiros e a todos os amigos que nos acompanham e auxiliam neste trabalho, acreditando na Atenção Domiciliar em Saúde. De forma especial, homenageamos as enfermeiras da primeira composição de nosso Grupo de Estudos, responsáveis pela primeira tabela. Boas Festas e que 2017 nos traga, a todos, sucesso e muito trabalho!