Uma nova era de trabalho conjunto

A assinatura do Termo de Cooperação entre NEAD e Anahp marca, de forma muito significativa, dois momentos da história do Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar! Por um lado, é a coroação de um trabalho de mais de uma década, período no qual a entidade vem defendendo a bandeira da Desospitalização, sempre com foco na Qualidade e na Segurança.

Uma das mais importantes iniciativas implementadas foi a padronização da avaliação de necessidades clínicas do paciente, durante o processo de saída do hospital. Ao longo dos últimos doze anos, a Tabela NEAD de Avaliação de Pacientes cumpriu esse papel, tendo ampla aceitação pelo mercado e, à medida que a atividade evoluiu, o instrumento de avaliação também precisava amadurecer.

A partir dessa constatação, o Grupo de Estudos NEAD resolveu investir esforços e priorizar – desde julho de 2015 – a atualização da ferramenta, tendo lançado recentemente o Novo Escore. Foi justamente no bojo dessa iniciativa que fomos procurados pela Associação Nacional dos Hospitais Privados que, há algum tempo, vinha também empreendendo esforços na mesma direção. Após um período de análise e discussões, em conjunto, as duas entidades decidiram padronizar seus instrumentos, usando o recém-produzido Novo Escore de Avaliação NEAD.

Dr. Leonardo Zimmerman
Vice-presidente do NEAD
Mas, se essa decisão coroa uma iniciativa histórica do NEAD, por outro lado, também é um marco de uma nova era de trabalho conjunto, uma vez que as duas entidades entenderam que têm agendas complementares e que, sem sombra de dúvida, faria sentido somar esforços em prol das muitas bandeiras que são comuns: Desospitalização Segura, Qualidade no Atendimento, Humanização, Sustentabilidade da Saúde Suplementar etc.

Assim, temos diante de nós a perspectiva de um novo ano de muito trabalho, mas também de muitas conquistas para os pacientes, para o setor e – por que não? – para o país.

Leia, nesta edição, as matérias sobre a assinatura do Termo de Cooperação e também o histórico da primeira Tabela NEAD.