Programação abrangente: palestrantes e conteúdo recebem 100% de aprovação do público.

Como conciliar agilidade na desospitalização com segurança do paciente? Que instrumento usar para avaliar as necessidades do paciente elegível para atenção domiciliar? Em se tratando de desospitalização, todo paciente é igual?

A programação do 2º Evento de Educação Continuada NEAD foi norteada visando responder a essas e outras perguntas e, para tanto, a comissão organizadora convidou experientes especialistas para compor as mesas redondas e conferências, que foram distribuídas pelos períodos da manhã e tarde do último dia 9 de novembro.

Em tempos de judicialização crescente na Saúde, o evento foi aberto com a mesa sobre Direitos e Deveres da Família e do Paciente, que foi presidida pelo Dr. Sergio Candio, diretor do NEAD e vice-presidente do SINESAD, trazendo apresentações sob as óticas jurídica, da operadora de planos de saúde e da empresa de atenção domiciliar.

Ari Bolonhezi, Viviane Mathias, André Kauffman
e Sergio Candio.
Convidado para falar sobre “O Paciente como Consumidor”, o Dr. André Gustavo Salvador Kauffman, que é advogado, situou a plateia sobre o tamanho atual do problema e o home care sob a ótica do Tribunal de Justiça de São Paulo. Como forma de reduzir os litígios com o paciente/consumidor, ressaltou a importância da informação e elencou condutas recomendáveis. “Informação é direito básico do consumidor e dever de toda empresa, ainda mais quando a prestação de serviço é tão especializada, como no ambiente médico”, destacou.

Na sequência, reiterando que informação é fundamental e que o segurado deve ser informado sobre autorizações e recusas, assim como tem direito a informações sobre seu plano terapêutico, a Sra. Viviane Mathias, gerente de Assistência Domiciliar, Junta e Serviços Médicos da SulAmérica, abordou o tema “Necessidades e Restrições: a Visão da Operadora de Planos de Saúde”. Além de tópicos como tempo de implantação, impasses entre o que foi autorizado e o pleito da família, sustentabilidade versus utilização de recursos, citou a falta de regulamentação e a dificuldade dos juízes em julgar sobre o tema como desafios do setor. “Assistência domiciliar não tem cobertura contratual em nenhum dos produtos comercializados e não consta do rol da ANS. Portanto, é uma liberalidade da operadora”, lembrou.

Finalizando a primeira mesa-redonda e antes de abrir para perguntas da audiência, a apresentação “Agilidade na Desospitalização e Segurança do Paciente: o desafio da empresa de Atenção Domiciliar” foi proferida pelo presidente do SINESAD e diretor do NEAD, Dr. Ari Bolonhezi. “A atenção domiciliar na saúde suplementar foi concebida considerando os conceitos de gestão, qualidade e segurança, mas existem riscos a considerar”, reiterou, destacando o que a experiência atual mostra, tanto em segurança do paciente, quanto em home care e citando os pontos de atenção quando da agilidade na desospitalização.

Conferências

Luciano Rodrigues Oliveira“A Desospitalização como uma Iniciativa do Hospital” foi o tema da exposição do enfermeiro Luciano Rodrigues de Oliveira, que é responsável pelo setor no Hospital Sírio-Libanês. Além de apresentar práticas assistenciais, escore de risco para internações prolongadas, instrumentos e orientações para o pedido de home care, o palestrante mostrou indicadores de desospitalização e deixou pontos para reflexão. “A atenção domiciliar prevê um conjunto de ações, como educação, prevenção, recuperação, manutenção da saúde e comunicação interdisciplinar e, como tal, necessita de gerenciamento”, alertou.


Luís Cláudio Marrochi, presidente do NEAD.Complementando as informações com um tema bastante aguardado pelos participantes, o presidente do NEAD, Dr. Luís Cláudio Marrochi, apresentou as “Melhores Práticas na Solicitação Médica de Atenção Domiciliar”. Para reafirmar a importância da gestão, falar sobre como o médico deve solicitar o home care e quais são os elementos principais a ela relacionados, demonstrou que, trabalhando adequadamente, a alta evita custos e avaliou: “O médico é muito importante na cadeia de valor, mas, se não age com sabedoria, não ajuda na gestão e eleva os custos do processo”.

Ana Michela Lista Merchan

As “Diferentes Alternativas de Desospitalização: Atenção Domiciliar e Hospital de Retaguarda” foram abordadas pela Sra. Ana Michela Lista Merchan, que é gestora de Medicina Preventiva da Omint e abriu a programação do período da tarde. Além do modelo de desospitalização da operadora, como e quando são definidos os tipos de cuidado, ela apresentou dados de associados nas duas situações, níveis de satisfação deles e dos médicos da rede credenciada e, ainda, os valores acumulados ao longo dos últimos três anos. “O sucesso consiste na desospitalização segura, na relação e comunicação com os parceiros, principalmente porque nossos programas contemplam as diversas fases da vida”, informou.

Coroando a abrangência de mais um evento do NEAD e a representatividade de todos os elos da cadeia da Atenção Domiciliar, o serviço público também foi inserido na programação, com a conferência “A Realidade da Desospitalização no SUS”, proferida pela Dra. Mariana Borges Dias, coordenadora geral do Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde.

Ciente das diferenças e também dos pontos e objetivos comuns entre os setores público e privado, expos justificativas para promover a desospitalização e reafirmou a necessidade crescente de atenção domiciliar no Brasil e no mundo.Mariana Borges Dias Mais do que isso, explicou a finalidade da desospitalização seguida de atenção domiciliar no SUS e como é operacionalizada, mostrou dados do Programa e falou sobre as principais dificuldades. “A desospitalização e o cuidado domiciliar são opções relevantes para pessoas que necessitam de terapias de suporte à vida por períodos prolongados. Os mais importantes aspectos de uma desospitalização bem sucedida pelo nosso serviço são a suficiência do cuidador e da família aliada à retaguarda efetiva em rede, para garantia da segurança do paciente, da família e da equipe”, concluiu a Dra. Mariana.

Na sequência, um dos momentos mais aguardados do evento: o lançamento do Novo Escore de Avaliação NEAD, que pode ser conferido em matéria também nesta edição.