Escolha de temas, nível dos palestrantes e networking foram destaque nas avaliações

Em entrevista para a newsletter NEAD, o vice-presidente da entidade, Dr. Leonardo Zimmerman, fez um balanço do primeiro Evento de Educação Continuada que esteve sob sua coordenação:


O evento foi muito rico na medida que reuniu empresas de Atenção Domiciliar, tomadores de decisão em Operadoras de Planos de Saúde e alguns fornecedores do nosso segmento. Essa variedade de público pôde ser atestada pela qualidade das perguntas, pela multidisciplinaridade dos temas discutidos não só nas sessões de tira-dúvidas, como também nos intervalos. A grade de palestrantes foi extremamente rica e tivemos a oportunidade de entrar em contato com realidades de outros mercados, de fora de São Paulo. Além disso, pudemos observar vários aspectos do cuidado com o paciente de feridas, que é um cuidado tão complexo, tão difícil, tão desafiador para nossa realidade hoje! Eu tenho certeza absoluta que, por tudo isso, esse evento vai ficar na história do NEAD, na história da Atenção Domiciliar, na lembrança dos interessados no nosso mercado, no nosso setor.

Acho que talvez o ponto mais importante para enfatizar é que esse evento inaugura um novo momento do NEAD, no qual a entidade se posiciona como um ator importante de qualificação técnica, de garantia de sustentabilidade do setor, não só do ponto de vista jurídico-regulatório, quem tem sido a tônica da nossa atuação nesses 12 anos de existência, mas também do ponto de vista técnico-assistencial, o que é uma marca importante. Esse evento inaugura também uma era nova de relacionamento com parceiros educacionais que, na minha opinião, oferece uma chave muito importante para o futuro não apenas da entidade, mas do setor como um todo.


Duas enfermeiras do Grupo de Estudos NEAD que fizeram parte da Comissão Científica e estão envolvidas com a produção do primeiro fascículo do Caderno de Boas Práticas, cujo tema é Atualização no Tratamento de Feridas em Atenção Domiciliar, também deram seus depoimentos sobre o evento:


Poder fazer parte da comissão organizadora desse evento foi sensacional! A equipe de parceiros foi incrível, o nível das apresentações e o conteúdo oferecido superaram nossas expectativas e o local foi muito especial. O mais importante foi ver o desempenho de vários profissionais unidos por um único objetivo: promover um evento enriquecedor para a Atenção Domiciliar! Obrigada a todos que participaram e ao NEAD pela oportunidade. Até o próximo!” – Grace Pereira Braga, Saúde Care.


Fazer parte do Grupo de Estudos NEAD é de grande importância para o desenvolvimento profissional. Através dele, conseguimos discutir temas atuais e relevantes para a prática diária de quem está envolvido na Atenção Domiciliar. A realização desse evento foi elaborada com muita dedicação, buscando levar o conhecimento de uma prática muito comum no ramo, que é o tratamento de feridas. Ficamos muito felizes com o resultado! As palestras foram satisfatórias, promovendo conhecimento e trocas de experiências. O evento também promoveu uma interação entre as empresas prestadoras de serviços, as operadoras e parceiros.” – Cátia Paiva, Home Doctor.

Mas e os participantes? Como avaliaram e o que acharam do evento realizado pelo NEAD?

Visando conhecer essas respostas e, principalmente, aprimorar os próximos encontros e os materiais que a entidade pretende disponibilizar para o mercado de Atenção Domiciliar – profissionais e empresas associadas ou não –, é que reitera a importância do preenchimento e entrega das fichas de avaliação que são distribuídas em todos os seus eventos.

Para dar uma ideia da análise feita pelos participantes, no entanto, selecionamos algumas fichas entregues no término do encontro do último dia 19:


O conteúdo abordado e o evento de modo geral estavam excelentes! Esclareceu muitas lacunas em aberto.” – Marcelle Vieira de Mello, Cemed Care (Home Care Amil).

O evento foi excelente e deveria acontecer semestralmente, abordando diversos assuntos do cuidar do enfermeiro no atendimento domiciliar.” – Gabriela Ribeiro Del Poggetto, Home Doctor.

Espero que possamos repetir outros eventos e atualizações como esta. Foram palestras muito elucidativas.” – Daniela Quirino França, Yasuda Marítima Saúde.

O evento atendeu bem as minhas expectativas e enriqueceu meus conhecimentos nos cuidados em domicílio.” – João Morais de Souza, NotreDame Intermédica.

Abordou todos os assuntos propostos de forma plena, agregando valioso conhecimento à nossa prática assistencial e de gestão. Sugiro mais eventos como este, que tragam à tona assuntos importantes da realidade da Atenção Domiciliar.” – Gabriela Souza da Silva, Cassi.

Os conteúdos das apresentações foram pertinentes ao tema, sendo bastante agregador para novos conhecimentos.” – Jussara Olegario, ProCare.


Além de avaliar o primeiro Evento de Educação Continuada NEAD, muitos participantes deixaram registradas sugestões de temas para os próximos, que serão analisadas pela Comissão Organizadora.