Cuidados com Feridas – Atualização e Aspectos Fundamentais.

Enfermeira Ana Beatriz de Pinho Barroso Convidada para proferir a palestra de abertura, Ana Beatriz de Pinho Barroso é gerente da Unidade de Saúde do SESC São Francisco, em Minas Gerais, que acaba de ser certificada pela Associação Europeia de Gestão em Feridas (EWMA) como Centro de Excelência, sendo o primeiro ambulatório em funcionamento fora de um hospital a receber esse aval do órgão internacional.

Feridas são um problema de saúde pública e o aumento da prevalência das mesmas está relacionado ao envelhecimento populacional, diabetes e hipertensão, insuficiência venosa, imobilidade, estilo de vida e, também, a causas externas”, explicou.

Entre os principais pontos da exposição, estiveram o Manejo Integrado na Atenção à Saúde, acolhimento, avaliação integral (ambiente e paciente), classificação de feridas, tratamentos e tecnologias.

Intervenções Terapêuticas Sistêmicas

Dr. Ari, Dr. Cristiano, Dra. Maria Cláudia, Fisioterapeuta Patrícia e Nutricionista Maria Carolina. Presidida pelo Dr. Ari Bolonhezi, diretor do NEAD e presidente do SINESAD, a mesa do período da manhã teve como primeiro tema “Antibioticoterapia Sistêmica”, que foi abordado pela Dra. Maria Cláudia Stockler de Almeida, Infectologista do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Além de elencar as vantagens e desvantagens dos antimicrobianos, a médica abordou os Gram Positivos e Gram Negativos, antifungos e antibioticoterapia endovenosa. Manual de Diluição, tipos de cateter, de CVC e PICC também foram pontuados na apresentação.

Na sequência, o Dr. Cristiano Carvalho, coordenador médico da ProCare Saúde, falou sobre “Controle da Dor”, abordando as características da dor aguda e da crônica e os respectivos tipos de tratamento. Para ilustrar, apresentou alguns casos, as escalas numéricas e visuais analógicas da intensidade da dor e a escada analgésica da Organização Mundial da Saúde.

“O Papel da Fisioterapia” foi abordado pela coordenadora de Fisioterapia da Home Doctor, Patrícia Gombai Barcellos Caldeira. Os destaques de sua exposição foram a Síndrome do Imobilismo, a intervenção da Fisioterapia e os tipos de exercícios, biomecânica do paciente posicionado no leito e racionalização.

Fechando as apresentações dessa primeira mesa para depois abrir a discussão com a plateia, a nutricionista chefe do Hospital das Clínicas de São Paulo, Maria Carolina Gonçalves Dias, falou sobre “Intervenção Nutricional”. Além da relação entre o estado nutricional e o risco de apresentar úlcera por pressão, ela abordou o fluxograma da assistência nutricional, anamnese alimentar, antropometria home care e protocolo para prevenção, entre outros pontos.


Enfermeira Flávia Canuto

O Papel do Cuidador na Prevenção de Feridas


A programação do período da tarde também foi aberta pela palestra de Flávia Canuto, que é enfermeira e atua como gerente de Pós-Venda da Integral Saúde. Ela trouxe para a plateia o cenário atual, lembrando que o cuidador integra a Classificação Brasileira de Ocupações e é uma carreira regulamentada, destacando quem é esse profissional, qual seu perfil, suas atribuições na Atenção Domiciliar e, por fim, a importância dos cuidados na prevenção de feridas.

Aspectos Gerenciais

Quatro também foram as exposições da mesa do período da tarde, que encerrou a programação do primeiro evento de Educação Continuada NEAD e foi presidida pelo Dr. Sergio Candio, diretor do NEAD e vice-presidente do SINESAD.

Dr. Ari, Dra. Daniela, Dr. Sergio, Enfermeira Andrea, Enfermeiro Alessandro e Dr. Leonardo. A enfermeira Andreia Araújo da Silva falou sobre “Novas Terapias – Vácuo na Prática Clínica”, explicando o que é terapia por pressão negativa, suas indicações, precauções e contraindicações, os benefícios e intercorrências da TFPN na Atenção Domiciliar e apresentando alguns estudos de caso.

Também no tema de novas terapias, a Dra. Daniela Mina Fukasawa, da Santa Casa de São Paulo, abordou a “Medicina Hiperbárica”, o que é, quais os mecanismos de ação e os tipos de câmara. Além disso, discorreu sobre a Resolução do CFM sobre o tema (1457/95) e apresentou as indicações, contraindicações e efeitos colaterais.

“Boas Práticas de Auditoria – A Visão da Operadora de Planos de Saúde” foi o tema da apresentação de Alessandro Moura, que é coordenador da Gestão e Auditoria da Atenção Domiciliar da Cabesp. Mais do que passar pela legislação vigente, pareceres técnicos e protocolos clínicos, ele falou sobre parcerias e educação continuada, gestão compartilhada e visão sistêmica multidisciplinar. Discorreu ainda sobre o processo operacional da auditoria, desafios e dificuldades, mas pontuou também avanços e benefícios.

A Atenção Domiciliar, na saúde suplementar, foi concebida considerando os conceitos de Gestão, de Qualidade e de Segurança”, disse o Dr. Ari Bolonhezi, médico e sócio-diretor da Home Doctor, ao abrir sua exposição sobre “Qualidade Assistencial e Segurança do Paciente”.

Depois de fazer um panorama da modalidade, do surgimento aos fundamentos, passando pela questão de gestão dos recursos, citou os conceitos de Triple Aim – melhorar a experiência do indivíduo em relação à assistência, melhorar a saúde das populações e reduzir o custo per capta dos cuidados – e de Quadruple Aim, que acrescenta a estes o objetivo de melhorar a experiência da prestação de cuidados em saúde. “A experiência atual mostra que a busca pela qualidade e segurança do paciente leva à economia de recursos, à melhoria da qualidade da saúde populacional e à satisfação do usuário”, concluiu.

Após a discussão dos temas com a plateia, o coordenador do evento e vice-presidente da entidade, Dr. Leonardo Zimmerman, fez o encerramento e convidou todos para o lançamento do primeiro fascículo do Caderno de Boas Práticas, que acontecerá em junho.