Associadas participam de reunião da Diretoria do NEAD, em São Paulo.



No último dia 6 de abril, a Diretoria do NEAD esteve reunida com associadas, em sua sede, tendo como pauta questões jurídicas, administrativas e assistenciais pertinentes ao setor que representa nacionalmente: a Atenção Domiciliar à Saúde.

Entre os temas abordados no encontro, destacamos a reunião com a ABRASFID, a apresentação do Projeto de Parceria Educacional, a atualização do Índice de Avaliação NEAD, Acreditação em Atenção Domiciliar e o lançamento do CONSAD.

O vice-presidente da entidade, Dr. Leonardo Zimmerman, informou que o NEAD foi procurado pela Associação Brasileira das Empresas de Fisioterapia Domiciliar para o desenvolvimento de uma agenda conjunta e fez uma rápida exposição sobre o relacionamento atual entre as empresas e as equipes profissionais: “Aqui na Grande São Paulo, desde o segundo semestre de 2015, as empresas de Atenção Domiciliar estão enfrentando um aumento importante no custo das sessões de fisioterapia, sem a devida contrapartida dos nossos clientes, ou seja, das operadoras de plano de saúde. Mais do que isso, existe a possibilidade de que novos reajustes sejam aplicados ainda este ano, aqui no estado”.

Segundo ele, NEAD e ABRASFID saíram dessa reunião inicial, realizada no mês de fevereiro, dispostos a elaborar propostas de trabalho que priorizem a qualidade da assistência, estudando as possibilidades de uma política de benefícios não atrelada meramente à remuneração mais alta e, ainda, uma diferenciação de tabela para associadas NEAD. “Uma nova agenda entre as entidades está programada para este segundo trimestre, quando analisaremos a viabilidade de estabelecer estratégias conjuntas”, concluiu Dr. Leonardo, passando a palavra para que os representantes da Bahia relatassem sobre o relacionamento entre empresas e equipes de fisio naquele estado.

Quanto ao Projeto de Parceria Educacional, cujo objetivo é expandir a atuação da entidade e melhorar as entregas aos associados, o presidente, Dr. Luís Cláudio Marrochi, anunciou a parceria firmada recentemente com a Medtronic. “Ao longo do tempo, o NEAD tem buscado parcerias educacionais para fomentar discussões técnicas em home care e, desde agosto passado, vínhamos conversando com potenciais parceiros”, disse.


Dr. Leonardo, vice-presidente e Dr. Luís Cláudio, presidente do NEAD.

Já o Dr. Leonardo, que está coordenando o projeto, informou que a parceria educacional permitirá reunir três tipos de profissionais do mercado: aqueles que detêm conhecimento das questões relativas ao dia a dia do setor, os fornecedores que têm prática em fomentar iniciativas de educação em saúde para profissionais e as empresas de Atenção Domiciliar, associadas ou não. “Basicamente, o projeto consiste no apoio do NEAD aos parceiros, através da marca, de conhecimento e, eventualmente, de conteúdo e palestrantes; na produção de publicações impressas e digitais, como a Revista NEAD, que será semestral, e os Cadernos de Boas Práticas NEAD e, por fim, eventos de educação continuada. Aliás, o primeiro acontecerá no próximo dia 19 de maio, tendo como tema Atualização no Tratamento de Feridas, está sendo produzido pelo nosso Grupo de Estudos e terá como parceiro educacional, além da Medtronic, também a Nestlé.” (Veja matéria nesta edição)

A revisão do score NEAD despertou grande interesse e permitiu um amplo e proveitoso debate, durante a reunião. Além de informar que o tema foi escolhido pelo Grupo de Estudos como primeira pauta de trabalho para 2016, a diretoria apresentou a nova tabela que está sendo formatada, explicando praticamente todos os itens. As associadas souberam também que a nova proposta foi testada em uma pequena amostra de 100 pacientes e se mostrou bastante promissora. Com isso, o NEAD resolveu ampliar o escopo para algo em torno de 400 pacientes e, em breve, as associadas receberão para testá-la. “O lançamento para o mercado deverá ocorrer no início do segundo semestre e a agenda do nosso Grupo de Estudos prevê, na sequência, a revisão da Tabela de Manutenção”, afirmou o vice-presidente.

Por fim, o Dr. Luís Cláudio falou sobre a aproximação entre NEAD e IQG, para oferecer condições favoráveis aos associados que buscam certificação de qualidade. Ele comentou que as entidades já realizaram quatro reuniões e lembrou que, hoje, apenas seis empresas de Atenção Domiciliar são acreditadas. “O escopo inclui a metodologia da Accreditation Canada e o ponto principal para o processo é a segurança do paciente e a qualidade da assistência”, concluiu.

Antes de encerrar a reunião, os diretores – Drs. Luís Cláudio, Leonardo, Sergio Candio e Ari Bolonhezi – destacaram o crescimento do segmento de Atenção Domiciliar no Nordeste, agradecendo o trabalho da Filial NEAD e o comparecimento dos representantes das empresas da região, reiterando o compromisso da atual diretoria de intensificar a comunicação e a propagação das informações por todo país.

Todos, então, foram convidados para o almoço de lançamento do CONSAD – Congresso Nacional de Saúde e Atenção Domiciliar, que tem apoio do NEAD. (Veja matéria nesta edição)