Censo Nead 2013/2014: uma base sólida para analisar o setor.

De acordo com o Nead, para demonstrar a toda sociedade e aos setores público e privado, o tamanho, a complexidade, a real importância e a grande influência da Atenção Domiciliar no sistema de saúde brasileiro, além de qualificar, é preciso também quantificar o segmento através de bases sólidas.

Foi justamente isso o que a entidade buscou fazer – de forma idônea e profissional – com a realização do Censo 2013/2014, divulgado no mês passado, que demonstra a relevância do modelo para a sustentabilidade do sistema.

O material apresenta números impressionantes e permite afirmar que, articulada ao sistema como um todo, a Atenção Domiciliar à Saúde tem grande potencial para contribuir com a melhor gestão de leitos e ampliar o acesso de pacientes aos diferentes níveis de complexidade.

Na edição de maio da newsletter do Nead, foram destacados os gráficos referentes ao perfil das empresas entrevistadas, aos colaboradores por regime de trabalho e ao faturamento estimado. Agora, trazemos informações quanto aos serviços oferecidos, próprios e terceirizados, e ao número de pacientes atendidos. Este último, inclusive, divulgado pelo portal IG (leia aqui), em matéria que foi reproduzida por vários outros veículos.

Atendimento próprio ou terceirizado

Em sua grande maioria, os serviços de Assistência Domiciliar, Internação Domiciliar e Atendimento Pré-Hospitalar são próprios, como mostra o gráfico geral. No entanto, quando elaborados de forma individualizada por tipo de empresa, os gráficos apontam porcentagem ainda maior de serviços próprios nas Prestadoras de Serviços e, das Operadoras de Planos de Saúde, somente 14% oferecem serviço próprio, mas limitado à Assistência Domiciliar.





Número de pacientes atendidos

Na Internação Domiciliar, as estimativas de pacientes atendidos anualmente superam 300.000 indivíduos, sendo que, desses, 164.000 permanecem um ano ou mais no atendimento. Somados os pacientes de Assistência Domiciliar e Internação Domiciliar, chegamos perto de 1.000.000 (um milhão) de atendimentos.