XII CIAD 2013 – Metáforas do cuidado

De 08 e 10 de novembro de 2013, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, foi realizado o XII CIAD – Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar, que contou com um público altamente participativo nas palestras e discussões.

Neste ano, a realização dos Fóruns Setoriais veio formalizar uma discussão que já ocorria em paralelo há muito tempo, ganhando um enfoque mais organizado das necessidades dos programas e serviços, tanto no público quanto no privado. Os resultados e sucesso de público sinalizaram a importância destes espaços de discussão, que vêm apontando diretrizes e caminhos para a Atenção Domiciliar.

Como acontece habitualmente no CIAD, os temas de discussão pautados nas necessidades práticas dos Serviços de Atenção Domiciliar no Brasil, versaram em especial sobre tecnologias, tanto leves como leve-duras. Enfatizou-se tecnologia da informação e tecnologias assistivas, dentro do contexto humanizado que é característico da AD. Discutiu-se também a segurança e a praticidade dos recursos tecnológicos no gerenciamento de serviços, assim como seus benefícios no monitoramento de pacientes.

Como tem ocorrido nos últimos eventos, o número de trabalhos apresentados teve destaque especial, principalmente os relatos orais, com experiências significativas de Serviços e Programas de Atenção Domiciliar das mais diferentes regiões do Brasil.

Outro ponto importante, que tem se tornado uma marca no CIAD, são os lançamentos e distribuição de publicações que contribuem para a melhoria da Atenção Domiciliar. Neste ano, ganharam destaque o 2º Caderno de Atenção Domiciliar e o Inquérito Nacional de Nutrição Oncológica, ambos editados pelo Ministério da Saúde.