Nead conta com a colaboração de todos para mapear o setor no censo 2013

Na primeira semana de maio, já eram 200 as entrevistas agendadas para responder ao Censo 2013 da Atenção Domiciliar à Saúde no Brasil. A informação é da Fran6, empresa especializada que foi contratada para garantir a idoneidade do trabalho e a confidencialidade das informações.

Com o objetivo de dimensionar o crescimento da atividade no país, assim como sua participação no sistema de saúde, o Nead optou pela execução profissional do Censo, através de metodologia adequada e referenciada, que resultará na elaboração do primeiro caderno de indicadores do setor.

O questionário está sendo aplicado através de CATI – Central de Aplicação de Pesquisa por Telefone e deve ser respondido por um representante indicado pela empresa. Vale lembrar que o Nead só terá acesso aos dados finais tabulados, agrupados, sem individualização da informação e a íntegra dos resultados só será disponibilizada àqueles que participarem.

Para que os respondentes reúnam as informações e o processo possa ser agilizado, destacamos os principais dados necessários para participar da pesquisa:
- Serviços oferecidos;

- Se possui filiais – em caso afirmativo, informações sobre funcionários, se os atendimentos são centralizados ou podem ser consultados nas filiais;

- Empresas fornecedoras;

- Se possui CAT e seu funcionamento.

Serão necessários também alguns dados mais detalhados, com base no mês de março/2013:
- Pacientes atendidos por serviços de Atenção Domiciliar;

- Quantidade de pacientes atendidos por modalidade de serviço e por faixa etária (até 13 anos, de 14 a 59 anos e mais de 60 anos);

- Origem dos clientes (Particular, SUS, Operadoras de Planos e Seguro Saúde);

- Quantidade de funcionários por tipo de regime de trabalho (CLT, PJ, Cooperado, RPA);

- Funcionários externos;

- Funcionários por especialidades (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas etc.);

- Valor cobrado por tipo de atendimento.


O Censo Nead 2013 está sendo realizado em todas as capitais do país e nas principais cidades, com mais de um milhão de habitantes.

Participe e ajude a escrever a história da Atenção Domiciliar no Brasil!