Contribua para ampliar os dados sobre TND no Brasil e na América Latina

Reproduzimos abaixo o texto da presidente do Comitê de Assistência Domiciliar da Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral, Denise Philomene Joseph Van Aanholt, reiterando o convite do NEAD para que todos participem desse importante trabalho.


“A Atenção Domiciliar é uma modalidade da Saúde com grande crescimento não apenas no Brasil, mas no mundo. É uma realidade hoje presente tanto na saúde pública como na saúde suplementar e tem, entre seus vários objetivos, a desospitalização humanizada, além de envolver promoção à saúde com foco na recuperação ou manutenção do estado clínico-nutricional do paciente em seu domicílio.



Denise Van Aanholt

A redução de custos com Saúde é outra realidade mundial. Muitos estudos nutri econômicos estão associados ao alto custo com indivíduos desnutridos e à importância da manutenção do estado nutricional ao longo da vida. Nesse sentido, indicação de terapia nutricional (TN) adequada, seja no hospital ou em casa, é uma recomendação de Boa Prática para reverter essa situação e reduzir os custos com saúde.


A TN pode ser via oral, com indicação de suplementos orais, enteral, com uso de dispositivos específicos utilizando trato gastrintestinal ou parenteral, com alimentação endovenosa. O uso de TN hoje é uma realidade presente nos cuidados domiciliares (CD), no entanto, pouco se tem publicado sobre esse tema em nosso meio.


Pensando em conhecer um pouco mais dessa prática em nosso país, a Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral – BRASPEN-SBNPE formou um Comitê Multiprofissional de Assistência Nutricional Domiciliar (CAND) e, em 2016, realizou o primeiro Inquérito para entender essa modalidade de CD. A metodologia usada foi por meio da ferramenta Survey Monkey e o artigo correspondente ao trabalho pode ser acessado aqui.


Nesse primeiro Inquérito, tivemos mais de 500 respondentes de todo Brasil, com maior número do Sudeste, de diferentes profissões, com ênfase dos nutricionistas, profissionais atuantes tanto no setor público (Programa Melhor em Casa) como na Saúde Suplementar.


Dentre as respostas, se destaca o atendimento a idosos, na maioria com diagnóstico neurológico, mas com tendência a ter cada vez mais outros diagnósticos, como câncer, por exemplo. Na prática da AD, o uso de nutrição enteral é importante e pouco ainda se tem de nutrição parenteral e suplementação oral domiciliar. Chama a atenção a orientação dada no dia da alta em 32% e realizada de forma oral em 8%.


Com esses dados iniciais, o CAND elaborou, como segunda ação, Diretrizes de Terapia Nutricional Domiciliar (TND), com o objetivo de garantir uma boa prática desta intervenção ao paciente em casa e, atualmente, realizou uma reformulação do questionário visando abranger mais profissionais atuantes diretamente na AD, além de profissionais membros de Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN), visto que se repete o questionamento sobre a alta planejada, importante para garantir o sucesso do CD e reduzir reinternação precoce. Esse segundo inquérito fará parte também do inquérito Latino-Americano que estamos realizando em conjunto com a Federação Latino-Americana de Terapia Nutricional.


Convido todos a participar desse trabalho e, assim, contribuir para ampliar nossos dados sobre TND no Brasil e na América Latina.”


Participe do Inquérito acessando https://pt.surveymonkey.com/r/RQR97LM até o fim do mês de junho.