Produção de rico material: 4 Conferências, 2 Mesas Redondas e 6 Capítulos!

Dr. José R. Branco, Diretor Executivo do IBSP.

Depois de se debruçar por quatro meses no planejamento e organização simultâneos do I Summit e do 3º fascículo do Caderno de Boas Práticas, a equipe NEAD ficou bastante satisfeita com os resultados alcançados e com o rico material produzido com a colaboração de renomados e experientes profissionais que, inclusive, será disponibilizado a todos os interessados.

Na verdade, a nova publicação já está acessível no site da entidade, www.neadsaude.org.br, onde também, no início do ano, as apresentações autorizadas por seus autores entrarão no Ensino à Distância – www.neadsaude.org.br/ead.

Após uma seleção criteriosa dos aspectos mais relevantes da Segurança do Paciente para a Atenção Domiciliar, o NEAD procurou manter praticamente o mesmo eixo temático nas conferências e mesas redondas do I Summit e no Caderno de Boas Práticas. Assim, em ambos, o médico, fundador e diretor executivo do IBSP, Dr. José Ribamar Branco, tratou da “Segurança do Paciente no Brasil e no Mundo”.

Dr. Lucas Zambon, Dr. Luís Cláudio Marrochi, Enf. Eliana Argolo e Dra. Liliane B. Feldman. Quanto aos Conceitos Fundamentais, três foram os subtemas abordados. “O Fator Humano” contou com a palestra do Dr. Lucas Zambon, médico e diretor científico do IBSP e, na publicação, foi abordado pela enfermeira Eliana Argolo, que é consultora de projetos do Instituto e foi responsável também pela apresentação e pelo capítulo sobre “Não Punição e Accountability”. Já a enfermeira, doutora em Ciências e gestora do Serviço de Ortopedia do Hospital Albert Sabin, Dra. Liliane Bauer Feldman, falou sobre “Como Detectar falhas na Assistência” no evento, capítulo que teve a autoria do farmacêutico Paulo Henrique de Oliveira, que também é consultor do IBSP.

Enf. Karina Pires Pecora

Karina Pires Pecora, enfermeira, uma das fundadoras e atual diretora de operações do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente, foi autora do capítulo e da palestra “Gerenciamento de Riscos: o que você não pode deixar de saber”. O subtema “Construindo uma Cultura de Segurança do Paciente – uma história, a visão do hospital” fez parte apenas do I Summit, com a apresentação do Dr. Renato Vieira, gerente médico corporativo do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Dr. Renato Vieira. Os demais tópicos – “Problemas Atuais, Novas Soluções” e “Sustentabilidade Econômica, Controle de Processos e Segurança do Paciente: o que podemos esperar do futuro?” – foram abordados pelos mesmos especialistas nas duas oportunidades, ou seja, evento e Caderno.

Drs. Cláudio Flauzino, Flávio Bagnatori, Ari Bolonhezi, Enf. Flávia Canuto e Dr. Luís Marrochi.

O Dr. Flávio Bagnatori, que é advogado, discorreu sobre “Os Desafios Impostos pela Judicialização da Assistência”. A enfermeira Flávia Canuto, do Grupo de Estudos do NEAD e gerente da Integral Saúde, tratou de “Como Garantir a Segurança durante o Processo de Desospitalização” e o Dr. Cláudio Flauzino, diretor executivo da Home Doctor e médico do CTI Pediátrico do Hospital Albert Einstein, foi responsável pela abordagem de “Gerenciando a Progressão de Metas Assistenciais”.

A mesa redonda da tarde foi encerrada com a apresentação do Dr. Luís Cláudio Marrochi, presidente do NEAD e diretor técnico da Saúde Care, intitulada “Otimização de Recursos X Segurança do paciente: o que podemos fazer diferente?”.

O Summit e o Caderno terminaram com o tema “Sustentabilidade Econômica, Controle de Processos e Segurança do Paciente: o que podemos esperar no futuro”, palestra proferida pelo médico e diretor do NEAD e SINESAD, Dr. Sergio Candio, autor também do capítulo.

Drs. Sergio Candio, Rafael Munerato e José R. Branco. Quem participou do evento teve a oportunidade de assistir ao debate deste último tema, com o palestrante e os convidados Dr. José Ribamar Branco e Dr. Rafael Munerato, que também é médico e CMO da Qualidoc. Além disso, pode conferir o Simpósio Satélite – “Custo efetividade em prevenção de lesões por pressão:

Enf. Gisele Chicone.

uma estratégia pela segurança do paciente e pelo desempenho financeiro das instituições”, com a enfermeira Gisele Chicone, gerente Clínica da Mölnlycke, que foi muito elogiado pelos participantes.

No Caderno, os leitores poderão conferir o capítulo “Segurança do Paciente em Ventilação Mecânica na Atenção Domiciliar”, da coordenadora de Doenças Crônicas da Air Liquide Brasil, Rúbia Barbosa Nascimento.