Newsletter

FÓRUM APRESENTA AVANÇOS NAS PESQUISAS E TRATAMENTOS PARA DISTROFIAS MUSCULARES E ELA

O IPG (Instituto Paulo Gontijo) e a ABDIM (Associação Brasileira de Distrofia Muscular) reuniram profissionais das áreas da saúde e pesquisa para a realização do I Fórum de Doenças Neuromusculares, no dia 24 de agosto, no Blue Tree Premium Morumbi, em São Paulo.

O evento contou com a presença da deputada Mara Gabrilli, que fez a abertura oficial com um discurso emocionante. Além de abordar a importância das leis de concessões para aparelhos de reabilitação e de se ter mais laboratórios e clínicas para o diagnóstico das doenças, a deputada falou sobre as dificuldades que o Brasil ainda tem na área da saúde, principalmente no que se refere ao tratamento de pessoas com distrofias.

Na sequência, o neurologista Dr. Francisco Rotta deu início ao painel “Atendimento Multidisciplinar: onde estamos e onde precisamos chegar”, falando sobre os benefícios do atendimento multidisciplinar, inclusive sobre estudos que apontam sobrevida maior dos pacientes quando tratados conjuntamente.



Abrindo o ciclo de palestras, a Dra. Ana Lucia Lanjer, clínica geral, falou sobre as bases clínicas da distrofia muscular, as manifestações e as alterações funcionais que se iniciam com o enfraquecimento muscular, que ocorre gradualmente e de forma ascendente, simétrica e bilateral. A Dra. Fernanda Rocco, fisiatra, abordou o tratamento e a reabilitação de pacientes com dificuldades motoras e deficiências físicas e a fisioterapeuta Simone Gonçalves de Andrade Holsapfel apresentou informações sobre fisioterapia respiratória em doenças neuromusculares, a forma como são identificados os comprometimentos pulmonares nessas doenças, as tecnologias utilizadas a favor do tratamento e como aplicá-las.

Já a terapeuta ocupacional Adriana Klein fez uma apresentação didática sobre a importância da atuação do terapeuta, de recursos terapêuticos e tecnologias assistivas para proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes. Segundo a nutricionista Patricia Stanich, a terapia nutricional é parte integrante da equipe multidisciplinar no processo de tratamento de pessoas com distrofias musculares e ELA, falando ainda sobre o papel da nutrição e os cuidados com alimentação que são fundamentais na fase mais crítica dessas doenças, para evitar a desnutrição e até mesmo a obesidade em alguns casos.

Para fechar o painel, o Dr. André Minchillo, presidente do NEAD (Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar), apresentou um panorama geral sobre os desafios da assistência domiciliar e como ela auxilia na recuperação e tratamento dos pacientes.
No segundo painel, “Como estão as pesquisas genéticas em doenças neuromusculares e em ELA”, a geneticista Dra Mayana Zatz apresentou o avanço das pesquisas com células-tronco, com demonstração dos ensaios clínicos realizados com camundongos e cães da raça Golden Retriever como ferramenta para entender e tratar as doenças neuromusculares. Os resultados alcançados na pesquisa são animadores, pois as células-tronco injetadas nos animais possibilitaram que as distrofias que tinham fossem visivelmente reduzidas. “É fundamental que se faça o diagnóstico precocemente das doenças do neurônio motor, pois as pesquisas estão nos mostrando caminhos para manter os neurônios que ainda não foram atingidos vivos”, apontou.

De acordo com o Dr. André Minchillo, a parceria do Nead com as instituições promotoras do evento é também no sentido de auxiliar na capacitação profissional para o atendimento domiciliar das pessoas acometidas por essas doenças.