Cuidadores são fundamentais no atendimento domiciliar de pacientes oncológicos

Estudos mostram que os cuidados fornecidos em casa reduzem complicações decorrentes de longas internações hospitalares e elevam o grau de humanização uma vez que o cuidador oferece amparo afetivo ao paciente1.

São Paulo, 01 de agosto de 2019 – Com uma estimativa de mais de 600 mil novos casos no Brasil por ano, no biênio 2018-20192, o câncer continua figurando como uma das principais causas de morte no mundo. Entre os mais incidentes, destaca-se o câncer de pulmão, que é o segundo tumor mais diagnosticado entre os homens, e o quarto, entre as mulheres2. Enquanto os tratamentos medicamentosos ou cirurgias para tratar a doença são fundamentais para os pacientes oncológicos, o cuidado paliativo também exerce uma função essencial durante essa jornada. É nesse cenário que os cuidadores se destacam, já que são os responsáveis pelos cuidados diários com estes pacientes.

Segundo Organização Mundial de Saúde (OMS), cuidados paliativos são os serviços prestados aos portadores de doenças malignas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares, assim como prevenir e diminuir problemas físicos e psicológicos dos mesmos3. Esses serviços podem ser recebidos em diversos ambientes, como ambulatórios, hospitais, centros especializados, entre outros. Porém, uma prática muito comum é o atendimento em domicílio. Neste caso, a maioria dos pacientes recebe apoio de familiares, vizinhos e amigos4, e são esses que os acompanham em todas as etapas do tratamento.

Apesar de familiares exercerem a função de cuidador sem remuneração, segundo a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho, a profissão que mais cresceu entre 2007 e 2017 foi a de cuidadores de idosos, com um aumento de 547%5. O trabalho destes profissionais não se limita apenas aos cuidados com o paciente. Em muitos casos, eles limpam a casa, cozinham, vão ao mercado etc6, estabelecendo, então, um vínculo afetivo entre paciente e cuidador.

Leia na íntegra

0 comentários em “Cuidadores são fundamentais no atendimento domiciliar de pacientes oncológicos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.